Dieta de revista pode ser perigosa

Leia nosso estudo, que analisou regimes publicados em sete revistas, e saiba como não cair nas armadilhas que podem fazer mal para sua saúde.
Perigo das dietas relâmpagos
O mundo perfeito inclui perder muitos quilos em pouco tempo! E a indústria editorial sabe desse desejo feminino, por isso, não é difícil encontramos dietas com a promessa de em pouco dias perder bastante peso. Nossa análise com sete revistas femininas (AnaMaria, Boa Forma, Corpo a Corpo, Dieta Já, Malu, Sou+Eu e Viva) acendeu a luz vermelha, ao revelar que a média da relação de perda de peso em um mês, ofertada nas dietas dessas publicações, é de 7Kg.
Esse valor é muito alto, o ideal para um regime saudável é a perda de 4kg por mês. Um dos exemplos que encontramos foi na edição 798 da revista AnaMaria: “Dieta relâmpago – Perca 9kg em 1 mês”.
Sugestões de cardápios são pobres
Outro quesito que nos chamou a atenção foi quanto às sugestões de cardápio. Elas aparecem em 82% das revistas. Entretanto, foi comum encontrarmos dietas com apenas um único exemplo de cardápio, sem possibilidade de substituição. Isso torna a dieta monótona e é um forte motivo para que a pessoa desista de continuar seguindo-a.
Entre as revistas analisadas, apenas 10% associavam a dieta a medicamentos fitoterápicos ou suplementos, como cascara sagrada ou o Fields of Green (suplemento da Forever Living). Lembre-se, ainda que esses produtos sejam vendidos sem receita médica, eles não devem ser consumidos sem orientação de médico ou nutricionista.