A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Energia Elétrica

Quem Cala Paga mais luz

21 mar 2016
Campanha da PROTESTE pede fim de adicionais de cobrança e ação judicial quer compensação do que foi pago ano passado.
Pendente
A PROTESTE Associação de Consumidores está com a campanha Quem cala paga mais luz, para pressionar o governo a acabar de vez com a cobrança das bandeiras tarifárias.

Estamos pedindo o apoio das pessoas para que assinem o abaixo assinado que será entregue ao Ministério de Minas e Energia reivindicando o fim das bandeiras.

Há quatro anos, a PROTESTE vem contestando a medida que transfere ao consumidor um custo que deveria ser suportado pelas concessionárias.

Em ação civil pública, a PROTESTE pede para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) compensar em média R$ 106,79 por residência, atualizados a partir de março de 2016, até a data do efetivo pagamento, pelos prejuízos durante todo o período de vigência das bandeiras tarifária. Além disso também deixa claro que a garantia de acesso aos serviços públicos essenciais, como é o caso da energia elétrica, é um importante instrumento de justiça social, nos termos dos artigos. 1º e 3º, da Constituição Federal e um direito básico nos termos do artigo 6º, inc. X, e 22 do CDC. Não podemos deixar que as bandeiras tarifárias atrapalhem a luta pela igualdade de direitos e solidariedade coletiva.

Se não nos mobilizarmos em torno dessa causa, as chances de que na estação seca, a bandeira volte a ser vermelha e a conta aumente novamente são enormes. O ano passado tivemos mais de 50% de aumento nas contas de luz.