Comércio Eletrônico

Evite golpes na compra de tickets para a Euro 2016 e Olimpíada

06 jun 2016
Canais de venda oficiais são as únicas garantias de assistir as competições sem prejuízos.
A PROTESTE Associação de Consumidores alerta os brasileiros que irão assistir os jogos da UEFA Euro 2016 em Paris, a partir de 10 de junho, sobre os riscos de comprar os bilhetes de última hora em sites não oficiais. Podem ser impedidos de assistir os jogos, além de perder o dinheiro.

Há também oferta de ingressos para a Olimpíada em alguns deles. Entre as empresas que estão oferecendo ingressos para a Rio 2016 sem ter autorização oficial para a venda estão: Ticket Bis, GetTickets, Tickests4SummerGames; e os sites Sportsevetns365.com e doctorticket.com.

A Consumers International, que congrega entidades de defesa do consumidor de todo o mundo divulgou pesquisa feita pela Which? Associação Britânica de Defesa do Consumidor. Foram identificados 18 sites que vendem os tickets para a competição da UEFA e quatro deles com indícios de fraudes. E alguns chegam a cobrar mais de 5 mil euros pelo ticket.

As entidades alertam os consumidores para estarem cientes dos riscos de comprar bilhetes para o Euro 2016 a partir de sites de venda não oficiais. O objetivo é evitar estragar o prazer de assistir o torneio com a compra de bilhetes de entrada em sites de revenda não oficial. Há risco de ser negado o acesso ao estádio. Este risco é tanto maior quanto às medidas de segurança e de controle adicionais aplicadas no contexto de ameaça terrorista.

Os termos da UEFA são claros: bilhetes só podem ser vendidos através do site oficial e ele dá acesso ao estádio em combinação com os dados do consumidor informados no ato da compra.

A pesquisa realizada pela Which? demonstra que os bilhetes de alguns sites não oficiais estão disponíveis por mais de 5 mil euros. E estes preços só vão subir, gradualmente, à medida que torneio avance e se aproxime o final da competição.

Vários sites foram contatados pelos pesquisadores para checar se oferecem bilhetes em violação das regras da UEFA e questionaram por que eles não advertem os consumidores dos riscos associados com a compra de um bilhete através do seu site. Nenhum deles tem respondido. Em alguns sites, os bilhetes são vendidos sem qualquer informação sobre a posição do assento no estádio, o preço original ou limitações relacionadas ao bilhete.