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Saúde

PROTESTE comemora vitória contra obesidade infantil

09 mar 2016
Programas de TV em que pelo menos 35% da audiência seja de crianças com até 12 anos não terão mais publicidade de refrigerantes e de sucos artificiais. A decisão dos fabricantes, membros da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (Abir) é positiva e reflete, embora não admitam, a posição do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que considera abusiva qualquer publicidade voltada à infância.


A PROTESTE Associação de Consumidores considera que é uma vitória no combate à obesidade infantil. Contribui para que pais e responsáveis consigam convencer os mais novos a adotar uma alimentação mais saudável. Até os 12 anos, as crianças não tem a capacidade para compreender o caráter persuasivo das mensagens publicitárias e, por isso, devem ser protegidas, como determina o Código de Defesa do Consumidor.

O efeito dessa decisão será ainda maior se o setor deixar de vender bebidas repletas de açúcar nas cantinas das escolas, que está em avaliação.

Defendemos que crianças não sejam submetidas a propagandas de produtos e serviços que ameacem sua saúde, segurança e desenvolvimento físico e intelectual.

A resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que disciplinava a propaganda de alimentos com altos teores de açúcar, gordura e sódio (RDC 24/2010), continua suspensa por decisão judicial. A Advocacia Geral da União questiona a competência da Anvisa e aponta a necessidade de uma lei federal sobre o tema.

Essa resolução determinava que as empresas do ramo veiculassem em seus anúncios publicitários alertas sobre os riscos provocados pelo consumo deste tipo de alimentos.