Especial

Aproveite o verão com as dicas da PROTESTE

02 janeiro 2013
verao

02 janeiro 2013

Veja nossas dicas sobre alimentação e saúde para você aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano.

Como prevenir-se de picadas

Infelizmente verão também é sinônimo de insetos para quem decide aproveitar a estação ao ar livre. É nessa época, por causa do calor e da umidade, que os insetos atacam com mais intensidade. Além do incômodo, do zumbido irritante e das coceiras, os mosquitos são vetores de inúmeras doenças graves. Para se livrar desses bichinhos e dos problemas que eles podem causar, para quem está ao ar livre, a opção é usar os repelentes.

Os repelentes não matam os insetos, mas os afastam ao interferir no seu comportamento. Eles só atuam quando o mosquito se encontra a uma curta distância da pele. No mercado, há muitos produtos destinados a afugentar os insetos, baseados em diferentes princípios ativos. Além do DEET há outras substâncias sintéticas como o 3-etil-aminopropionato (M 3535), o dimetilftalato e o hexanodiol. Alguns extratos naturais de plantas, como a citronela, o limão e o eucalipto, também possuem um efeito repelente.

Saiba como aplicar o produto:

  • É preciso aplicar o produto nas áreas expostas da pele - aliás, uma atitude indispensável contra os mosquitos da dengue, já que uma única picada do inseto infectado pode transmitir a doença. Os inseticidas em aerossol e os repelentes elétricos podem ser eficientes, mas só funcionam dentro de casa.
  • Entre os repelentes mais eficazes estão aqueles que utilizam o DEET como princípio ativo. No entanto, como a concentração desta substância não ultrapassa os 10%, é necessário reaplicar o produto com mais freqüência para obter um resultado satisfatório. Também os produtos que utilizam a citronela como princípio ativo precisam ser reaplicados de duas horas em duas horas. Quem estiver em zonas muito povoadas por mosquitos deve utilizar maior quantidade e reaplicar mais freqüentemente o repelente.

Imprimir Enviar a um amigo