Especial

Aproveite o verão com as dicas da PROTESTE

02 janeiro 2013
verao

02 janeiro 2013

Veja nossas dicas sobre alimentação e saúde para você aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano.

Saiba como hidratar-se no verão

Durante o verão, com o aumento da temperatura ambiente, é importante um cuidado maior com a hidratação do corpo, uma vez que as perdas de líquidos e de sais minerais pelo organismo são maiores do que em outras estações do ano. Nesse período, há aumento da transpiração para manter a temperatura corporal, levando a perda de água e sais que, se não repostos adequadamente com a alimentação e hidratação, pode levar à desidratação.

A transpiração excessiva, o esforço físico ou vômitos e diarréias provocados pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, podem causar um problema muito comum nesta época do ano: a desidratação.

Em condições normais, o organismo de um adulto perde em média 2,5 litros de água por dia na forma de suor, urina e fezes. Por isso, devemos repor essas perdas diárias com muito líquido, na forma de água pura, chás, sucos, leite etc.

Água de coco hidrata o organismo:

A água de coco pode ser uma excelente opção neste período de calor. Com baixo valor calórico (19 calorias cada 100ml), a bebida pode substituir a água, para saciar a sede, e também para repor eletrólitos como sódio e potássio, em casos de desidratação ou durante atividade física intensa.

A água de coco tem uma composição nutricional semelhante ao soro fisiológico, por isso hidrata o organismo de forma rápida, podendo ser utilizada para repor perdas de minerais no caso de vômitos e diarréias. Hipertensos e diabéticos não podem exagerar, pois, em excesso, a água de coco fornece muito sódio e glicose. Para se ter uma idéia, 100ml contém 105mg de sódio.

Isotônicos para hidratar:

Verão também combina com prática de esportes, o que faz com que seja necessário hidratar ainda mais o organismo. Entre cinco e sete minutos antes de uma atividade física de no mínimo uma hora, deve-se beber um ou dois copos de água de pelo menos 200 mililitros ou um isotônico.

Durante o exercício, para compensar as perdas com a transpiração, convém beber cerca de 150ml de líquido a cada 15 ou 20 minutos. Não se deve esperar a sensação de sede para consumir um líquido.

Após a atividade, o esportista deve compensar o que foi perdido com água ou suco, por exemplo, mas nunca pode consumir bebidas com cafeína ou álcool para isso, porque que elas têm um efeito desidratante. Se o exercício durar menos de uma hora, não é necessário recorrer a um isotônico - basta beber água.


Imprimir Enviar a um amigo