Especial

Aproveite o verão com as dicas da PROTESTE

02 janeiro 2013
verao

02 janeiro 2013

Veja nossas dicas sobre alimentação e saúde para você aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano.

Saiba o que beber no verão

No verão, temos que beber bastante líquido. Mas não pode ser qualquer um. Os estabelecimentos que comercializam sucos de frutas para consumo imediato devem mantê-los sob refrigeração, já que são naturais e se deterioram com facilidade. Na embalagem destas bebidas devem constar a data de extração e o prazo de validade.

Ao comprar refrigerantes e cervejas, observe se as garrafas não apresentam vazamentos e se as tampas e lacres não foram violados. As garrafas de vidro exigem armazenamento específico: devem estar em boas condições e de pé para evitar atritos que possam causar estouros e vazamentos. Não devem, também, estar expostas ao sol ou próximas de fonte de calor. Esteja alerta quanto à data de validade e integridade da embalagem quando adquirir bebidas em promoção.

Atenção com a água mineral:

Na compra de água mineral, preste atenção ao local onde a embalagem está colocada. Não leve as que estiverem próximas a lugares aquecidos (chapas, fornos elétricos, etc.), ou expostas ao sol, pois o calor propicia o crescimento de algas que modificam a coloração da água, de amarelo a verde, tornando-a imprópria ao consumo.

Não compre as que estiverem perto de produtos que exalam cheiro forte (junto a produtos de higiene, limpeza, bombas de gasolina etc.). Nesses casos, o plástico absorve odores que podem contaminar a água.

Certifique-se de que não há sujeira ou detritos no interior da embalagem e se o lacre da água não está rompido ou mesmo ausente, apresentando vazamento ou rachaduras.

Não compre água de ambulantes, em semáforos, ruas, parques e pedágios, pois além de estar sob os raios solares, muitas não têm rótulo e lacre, levando a crer que não passaram por análise e inspeção do órgão fiscalizador competente. E, em qualquer lugar, se for tomar água, prefira a mineral com ou sem gás, para evitar indisposições estomacais.

Evite o excesso de álcool:

Especialmente no verão, devemos ficar atentos às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como a cerveja e a caipirinha. Além de conter calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação.

O álcool "retira" a água das células, agindo como um diurético, ou seja, estimulando a formação de urina com consequente perda de água pelo organismo. Seja moderado no consumo de bebidas alcoólicas. E, se for dirigir, esqueça-as totalmente.

Veja aqui por que beber água é fundamental!


Imprimir Enviar a um amigo