A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Comércio Eletrônico

PROTESTE constata problemas e descontos abaixo do prometido na Black Friday

28 nov 2014
Monitoramento não encontrou abusos como em anos anteriores, mas o consumidor precisa ficar atento aos seus direitos após a realização da compra.
Black Friday
Dificuldades para acessar alguns sites e finalizar a compra, exigência de cadastro anterior para acesso à promoção, prazo de entrega demorado e descontos abaixo do que os anunciados foram algumas das dificuldades enfrentadas pelos consumidores que quiseram aproveitar os preços da Black Friday.

Foi o que constatou a PROTESTE Associação de Consumidores, que monitorou preços de equipamentos eletroeletrônicos e de ofertas enviadas por e-mail pelas lojas online, desde julho, e hoje comparou com os que estavam nos sites dos lojistas participantes da Black Friday. Mas não foram detectados abusos como em anos anteriores, em que a promoção chegou a ser apelidada de Black Fraude. Havia realmente descontos convidativos, mas a associação alerta para se evitar o consumismo e o comprometimento do orçamento com a aquisição de produtos supérfluos. 

Veja abaixo exemplos do que foi encontrado pela PROTESTE e também os seus direitos, caso a compra traga problemas. 
Fast Shop Edit
 

Na compra de um smartphone na Fast Shop, o site indica o prazo de até 17 dias para entrega no Estado do Rio de Janeiro, após a confirmação do pagamento. Para as compras realizadas após 20h, o prazo aumenta para 18 dias.

Submarino

Casas Bahia

O site do Submarino informa que o prazo para a entrega de um notebook é de 11 dias úteis e as Casas Bahia, 20 dias úteis para a entrega de um celular.


Walmart 1

Walmart 2

Em alguns sites, o consumidor só consegue saber o prazo de entrega após fazer um cadastro, como foi o caso do Walmart. Além disso, não foi possível finalizar a compra do produto.


Americanas


E quem tentou comprar nas lojas Americanas, não conseguiu abrir o site devido ao grande número de acessos.

Confira os direitos se foi lesado na Black Friday

Teve problemas com as compras do Black Friday? Caso a compra tenha sido feita pela internet, a PROTESTE orienta que você tem até sete dias para cancelar, mesmo que o produto não apresente qualquer defeito. O prazo da desistência é contado a partir da data da entrega, e é importante formalizar por escrito o cancelamento da compra, sem aceitar os abusos. 

Inicialmente, o consumidor deve entrar em contato com a loja que vendeu o produto, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e tentar a solução direta do problema. Mas não deve deixar de procurar uma entidade de defesa do consumidor se for lesado com uma entrega diferente do pedido, por exemplo. Ou se o produto não for entregue no prazo prometido.

O Código de Defesa do Consumidor garante que, no caso do produto apresentar defeito e não for resolvido dentro de 30 dias, o consumidor poderá escolher entre três opções: exigir sua troca por outro produto em perfeitas condições de uso; a devolução integral da quantia paga, devidamente atualizada ou; o abatimento proporcional do preço.