A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Água

Monitoramos a prestação desse serviço essencial, que deve ser fornecido de forma contínua, adequada e eficiente.

Segundo a ONU, cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar a água para o consumo das pessoas. A água tem se tornado cada vez mais, um bem escasso. Mas como serviço essencial não pode haver interrupção no seu fornecimento. O Código de Defesa do Consumidor define os serviços de saneamento básico (água e esgoto) como bens essenciais à vida humana, que devem ter fornecimento adequado e contínuo (arts. 6º, inciso X, e 22), e garante a efetiva reparação pelos danos causados (art. 6º, inciso VI).

Nos casos em que o abastecimento for comprometido há o direito de pleitear a reparação pelos prejuízos sofridos, por isso estamos sempre atentos a este tema.

Mecanismos tarifários de contingência só podem ser adotados em situação crítica de escassez quando a autoridade gestora de recurso hídrico declarar a necessidade de racionamento.

Em caso de rodízio no fornecimento de água, com revezamento no abastecimento, o consumidor tem direito a ser informado previamente, com orientação clara e precisa, sobre como proceder quando for restabelecido o serviço, de modo a ter um consumo seguro.

Publicações sobre Água

PROTESTE ajudará consumidores a recuperarem seu dinheiro

17 out 2017

Associação lança campanha contra cobrança indevida no tratamento de esgoto

Carta Aberta da Aliança pela Água se manifesta contra alta da tarifa e o fim do programa de bônus

26 abr 2016

Medidas punem quem economizou e incentivam retorno a padrões de consumo inviáveis diante da incerteza quanto à disponibilidade de água na Grande São Paulo.

Entidades, entre as quais a PROTESTE, pedem revisão da estrutura tarifária da Sabesp

25 abr 2016

Objetivo é o gerenciamento mais eficiente e justo da água em São Paulo para evitar prejuízos ao abastecimento, principalmente em período de crise hídrica.

Acaba multa nas contas de água em SP, mas PROTESTE discorda do fim do bônus

05 abr 2016

Associação pedia fim da sobretaxa em ação judicial desde janeiro do ano passado.

No Dia Mundial da Água, PROTESTE reitera pedido de fim da sobretaxa

22 mar 2016

Sabesp desperdiça o quádruplo do volume de água economizado com o bônus para quem gastou abaixo da média.

PROTESTE move Ação Civil Pública para questionar a sobretaxa nas contas de água da Sabesp.

24 fev 2016

PROTESTE move Ação Civil Pública para questionar a sobretaxa nas contas de água da Sabesp.


Aceito

Ação da Água (Tarifa de contingência) contra o governo do estado de São Paulo, ARSESP E SABESP

24 fev 2016

PROTESTE entra na Justiça contra sobretaxa na conta de água em SP
Ação pede que multa seja barrada até decreto oficial de racionamento, 90 dias para medidas entrarem em vigor e garantia no direito à informação.

Aceito

PROTESTE move ação coletiva contra reajuste de 23,59% na conta de água do Distrito Federal

23 fev 2016

Entenda por que a PROTESTE ajuizou uma ação civil pública contra o reajuste acumulado de 23,59 % na conta de água e esgoto de Brasília.

Pendente

PROTESTE questiona mudanças em programa de bônus e prorrogação de multa da água em SP

13 jan 2016

Cobrança da sobretaxa continua mesmo após sistema Cantareira ter saído do volume morto. Novas regras dificultam acesso ao desconto para quem reduz o consumo.